O sistema de geração de energia fotovoltaica produz a energia elétrica através das células que transforma a radiação solar captada pelas placas em energia elétrica através do silício. O sistema fotovoltaico para captação de energia solar é o que mais cresce no mercado brasileiro e a tendência é que o seu alto crescimento prolongue até 2030, devido a sua sustentabilidade em geração de energia limpa.
Esse fenômeno ocorre devido aos “fótons” da energia solar ser captadas pela células fotovoltaicas da placa. Os “fótons” de luz ganham movimento quando transferida para os elétrons, que por sua vez gera a corrente elétrica do sistema.
Os sistemas de geração de energia fotovoltaica pode ser:
- Sistemas isolados (off-grid): São aqueles sistemas que não estão integrados a rede de energia elétrica da concessionária e geralmente são utilizados em locais distante, onde não exista uma concessionária de energia elétrica instalada e o custo para ter acesso a rede elétrica é elevado. Em geral, estes sistemas são providos de uma bateria para armazenar a energia durante a incidência solar.
- Sistemas conectados à rede (grid-tie): São aqueles sistemas conectados à rede da concessionária de energia elétrica. Neste caso haverá a necessidade de substituição do relógio da companhia elétrica para o bi-direcional pois, geralmente durante o dia, as placas fotovoltaicas geram energia e enviam para a rede da concessionária de energia elétrica gerando “créditos” para o condomínio. Já durante a noite o condomínio consome a energia da própria companhia de energia elétrica gerando o “débito”. No final do mês, a companhia emite uma conta com a diferença entre o débito e o crédito.
A THERMO ENGENHARIA realiza um estudo em seu condomínio para aplicação do sistema fotovoltaico e redução das contas de energia elétrica do condomínio. O condomínio terá a comodidade de pagar o sistema somente com a economia gerada durante o período do contrato ou investir na aquisição do sistema a qualquer momento.
Copyright © Therm Group – todos os direitos reservados.